Uma chama entre as cinzas

Arquivo_000 (1)

Uma Chama entre as Cinzas é um livro da Sabaa Tahir, tenho que confessar que só fui convencida a ler quando vi a resenha no canal da Pam Gonçalves e comecei a pensar ‘nossa, eu preciso ler esse livro’… e foi praticamente isso que aconteceu. Eu comprei em uma quinta-feira e no domingo faltava menos de 100 páginas para terminar. Eu simplesmente AMEI esse livro, mas vamos à resenha certo?

A história do livro tem como base uma sociedade dividida entre marciais e eruditas. O império é comandado pelos marciais, que é considerado uma classe de pessoas que possuem lealdade ao Império Marcial e trabalhos diversos, enquanto os eruditas se tornam escravos e tem seus direitos proibidos pelos marciais. O Império Marcial é baseada na guerra, então o livro aborda como os marciais tem poder sobre todas as outras pessoas e matam qualquer um que contrarie o império.

A história apresenta 2 pontos de vista, o que deixa a leitura fluir muito bem. Um dos personagens principais e que apresenta a história é a Laia, uma erudita que vive com seus avós e irmão. Mesmo estando na base da cadeia hierárquica, Laia vive na medida do possível bem com sua família, até eles serem invadidos por soldados marciais que alegam que seu irmão é um traidor e esta aliado à Resistência, que é um grupo de rebeldes eruditas que tentam tirar os marciais do poder. O irmão da Laia é levado preso enquanto seus avós são assassinados sem perdão, nesse tempo Laia foge e tenta procurar os rebeldes para ajudar salvar seu irmão.

“- Mas existem dois tipos de culpa, garota: o tipo que te afoga até você se tornar um inútil, e o tipo que inspira sua alma para um propósito.” 

Outro protagonista que conta a história é o Elias, ele é um aspirante a soldado que se tornará um Máscara que representa um cargo importante em toda a sociedade, já que são eles que protegem e matam em nome do Império. Elias é um personagem muito forte, com ideais que o seguem o livro todo e é muito bonito de ver como isso é abordado em sua mente. A autora foi capaz de transmitir isso muito bem… Eu muitas vezes ficava agoniada de ver o Elias em certas situações e sofria com ele.

“- Você é uma chama entre as cinzas, Elias Veturius. Você vai brilhar e queimar, devastar e destruir. Você não pode mudar isso. Não pode parar.” 

 Conforme a história vai avançando Elias e Laia se encontram e é muito bacana ver o ponto de vista de ambos em relação a tudo que vivem e ao mesmo tempo notar como eles compartilham esperanças e pensamentos. Eles vivem mundos totalmente diferentes, mesmo Laia sendo uma escrava e Elias um soldado a vida de ambos se cruzam e a partir desse encontro será definido o destino do Império Marcial.

“-Você é um prêmio – ele diz. – Meu prêmio por vencer a terceira eliminatória” 

A história me conquistou sem dúvidas não vejo a hora de ler a continuação (aparentemente sai em agosto de 2016). Eu amei esse livro, a todo momento eu ficava tensa querendo saber o que vai acontecer já que possui muito mistério e traição… Ninguém pode confiar em ninguém. Quem não leu vale muito a pena, entrou para a lista de livros favoritos.

No Goodread a média de nota foi de 4,31; Eu dou 5/5 estrelas
NOTA: ★★★★★

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s